4 termos de investimento que você deve saber

De Nicole Dugan Se você está começando a investir ou se está pensando em começar, você provavelmente já foi bombardeado com toneladas de jargões e terminologias suficientes para já querer desistir! Felizmente, começar a investir, especialmente em um ambiente intuitivo como o aplicativo DriveWealth, não precisa ser tão difícil como pode parecer. Para dar um pontapé inicial em sua carreira como um grande investidor em formação, aqui está um resumo dos quatro termos de investimento mais usados.

Negociação

Muitas pessoas usam as palavras “negociação” e “investimento” de forma intercambiável, mas há uma diferença importante de que você deve estar ciente. Quando você decide se é um negociador ou um investidor, seu trabalho fica muito mais fácil! Em poucas palavras, um negociador (ou trader) é alguém que participa em frequentes compras e vendas de ações para “vencer o mercado”. Os negociadores se concentram mais nos movimentos do mercado do que no valor a longo prazo de empresas individuais a fim de aumentar seus lucros a curto prazo. Visto que os negociadores mudam constantemente de posições, é importante ser o mais objetivo possível e fazer o máximo esforço possível para remover as emoções (como o medo ou a empolgação) das decisões de negociação.

Investimento

Se você é um investidor, normalmente tem uma visão de longo prazo do mercado. Muitas vezes, as pessoas associam “investir” com uma estratégia de comprar e manter que visa construir riqueza ao longo do tempo. Os investidores estão preocupados com a força financeira de uma empresa e compram ações de empresas que eles acreditam que têm um bom potencial para crescimento futuro.

Investimento Passivo é um termo que descreve um tipo de investimento que visa a maximizar os retornos por manter a compra e a venda a um mínimo. Os investidores passivos não tentam lucrar com as flutuações de preços a curto prazo. Em vez disso, esses investidores muitas vezes tentam espelhar o desempenho do mercado de ações, o que dá origem ao investimento por índices. Você pode ler mais sobre isso aqui. Escolher utilizar uma estratégia de investimento passivo não significa que você nunca precisará analisar sua carteira de investimentos. Certifique-se de estar atualizado sobre as notícias relacionadas com empresas em que você está investido e de ajustar suas participações em conformidade com isso.

Diversificação

Se for para gravar só uma coisa deste artigo, que seja esta: a diversificação é a regra mais importante ao investir. Por quê? Porque uma carteira diversificada é o Lorde Peter Baelish do mundo dos investimentos. Pense nisto por um segundo: por participar em tudo que se passa com cada uma das famílias mais importantes de Westeros, ele garante o equilíbrio de suas apostas e continua a sair ileso de conflitos maiores. Se você é fã de Game of Thrones, provavelmente está cruzando os dedos para que as táticas dele não deem certo; mesmo assim, podemos aplicar o método de autopreservação dele às nossas estratégias de investimento.

Você já deve saber que seus investimentos devem abranger diferentes setores, classes de ativos e localizações geográficas. O motivo para isso é que, historicamente falando, é improvável que essas subseções do mercado se movam em uníssono. Portanto, espalhar seus investimentos entre várias subseções do mercado ajuda a gerenciar riscos e a proteger sua carteira contra uma maior volatilidade.

Volatilidade

Volatilidade é a quantidade de incerteza ou risco relacionados ao valor de uma ação. A alta volatilidade geralmente implica em grandes flutuações de preços ao longo de um curto período, ao passo que a baixa volatilidade, por outro lado, muitas vezes se traduz em alterações de preços mais estáveis ao longo do tempo. A alta volatilidade no mercado muitas vezes pode levar os investidores a tomarem decisões de investimento com base na emoção. É importante manter a cabeça fria e não reagir apenas aos movimentos de preços no mercado. Você encontrará mais sobre isso aqui.

Hora de começar

Agora que você aprendeu mais sobre esses quatro termos básicos de investimento, é hora de começar! Ao iniciar sua estratégia de investimento, lembre-se do ponto principal aqui: pense como o “Mindinho” e diversifique sua carteira para protegê-la contra a volatilidade do mercado.