5 das Mais Influentes Mudanças em Ações Após Relatórios dos Resultados Trimestrais

Por Kayleigh Yerdon, Cornell University É aquela época do ano outra vez. Dia das bruxas? Claro; mas, mais importante: temporada dos resultados trimestrais. Largue o seu doce e confira esses relatórios.

Na última semana, as empresas de capital aberto têm anunciado seus ganhos do terceiro trimestre. Nos próximos dias, mais empresas farão o mesmo. Agora, você pode estar pensando, qual a importância destes números? A resposta é simples: relatórios de resultados pode influenciar amplamente a visão do consumidor sobre algumas ações. Geralmente, nós mantemos as ações na esperança de ganhos futuros. Os relatórios de resultados projetam uma medida direta da rentabilidade das empresas: quanto as empresas estão realmente vendendo e quanto estão lucrando?

Os relatórios de resultados, por si só, certamente não oferecem uma avaliação garantida para decidir comprar ou vender um título. As expectativas também desempenham um papel. A empresa demonstrou aumento de receita no trimestre? O aumento de vendas pode ser visto com bons olhos pelo mercado. E sobre o lucro, e o lucro por ação? O aumento nos lucros tende a favorecer aumento no preço das ações. Porém, e se os ganhos forem maiores do que o esperado, mas as vendas forem menores do que o esperado? Ou ainda, e se as vendas forem maiores do que o esperado, mas os lucros forem mais baixos?  Os investidores devem levar em conta as normas propostas pela equipe de gestão da empresa. As normas indicam como a administração espera que a empresa irá se comportar nos próximos meses.

Como as expectativas (especialmente sob a forma de estimativas de analistas) são levadas em consideração? O mercado tende a descontar informações, levando em conta expectativas e preços. Portanto, se os analistas estão surpresos, para melhor ou para pior, os preços de títulos podem reagir conforme o mercado digere as novas informações.

Confira na lista abaixo um panorama rápido das empresas com os relatórios de lucros mais influentes neste trimestre até agora:

  1. A Amazon tem uma história recente de desempenho inferior às expectativas dos analistas. No entanto, na quinta-feira passada, a empresa lançou seus lucros trimestrais de $ 79 milhões de dólares, superando facilmente as expectativas. Isso disparou o preço de suas ações, aumentando quase 10 por cento.
  1. A Alphabet(mais conhecida como a nova controladora do Google) também superou as expectativas dos analistas, com um lucro líquido de $ 3,98 bilhões. O preço das ações do Google aumentou quase 6 por cento depois dos ganhos.
  1. A Microsoft, a terceira empresa do Top 3 dos relatórios de resultados até agora neste trimestre, teve um lucro líquido de $ 3,98 bilhões. Com isso, as ações saltaram 10 por cento na sexta-feira e "fecharam em seu preço mais alto desde março de 2000."
  1. O Twitter relatou ganhos que superaram as expectativas para o trimestre, mas o preço das ações caiu 11 por cento. Por quê? Provavelmente devido à previsão de receita futura divulgada no relatório de ganhos, que ficou abaixo do ideal.
  1. A IBMdivulgou $ 3 bilhões em lucros líquidos, uma queda de 14% com relação ao seu último relatório de ganhos. Isto resultou em uma queda de quase 6 porcento no preço das ações da IBM.

Percebeu a volatilidade? Atenção, investidores: Ainda estamos no meio da temporada de relatórios trimestrais, o que significa que as empresas continuarão a divulgar dados sobre os lucros nas próximas semanas. Como nunca é uma má ideia ficar por dentro dos mercados, os investidores podem ler sobre os próximos relatórios para ter uma noção de como foi a performance do mercado no trimestre passado. Os relatórios de lucros e a volatilidade associada a eles são uma parte fundamental do planejamento de carteiras de investimento. Como dizemos: "poupe, planeje e invista", e boa temporada de investimentos!