A Amazon Adapta-se à Geração Do Milênio

Por Kayleigh Yerdon, Estagiária de Verão de 2015, Cornell University Todo dia mais aplicativos são criados e mais sites são adaptados para satisfazer as exigências da geração do milênio. A tecnologia em rápida evolução moldou a maneira como pensamos sobre muitos aspectos de nossas vidas diárias. Nos nossos primeiros anos, o mundo foi varrido pelo assombro dos telefones celulares. Depois, desde tenra idade, engatinhamos até as mensagens de celular e compras on-line, e desde então entramos em um período de uso intensivo de mídia social e dependência dos aplicativos. Qual o próximo passo nesta cadeia de eventos significativos para a tecnologia? Para a equipe da Amazon, a resposta a essa pergunta parece simples: o selfie. Sim, eu disse o selfie. Como em tirar uma foto de si mesmo. Como assim?

Veja bem, a maioria de nós já ouviu falar do Snapchat - um aplicativo popular onde as selfies se tornaram uma prática bastante comum, já que as pessoas enviam fotos e legendas em vez de apenas mensagens de texto. Mas como é possível uma varejista como a Amazon estar tirando vantagem das selfies?

De acordo com um pedido de patente depositado pela Amazon em outubro do ano passado, a empresa tem planos preliminares para desenvolver um sistema pelo qual os usuários podem confirmar seus pagamentos tirando selfies. O software iria funcionar através de uma tecnologia de "reconhecimento facial biométrico", que iria confirmar a sua identidade e verificar se você é um ser humano, capaz de fazer uma compra. (Isto é, você não pode tirar fotos de fotos de outras pessoas para pagar suas compras. Droga.) Assim, em vez de digitar uma senha ou um código de segurança em público, os usuários podem optar por tirar uma selfie rápida. Essencialmente, esta tecnologia deveria combater a dificuldade de se lembrar (e posteriormente esquecer) várias senhas para sites diferentes, facilitaria as compras em smart phones, e poderia tornar mais rápido e fácil tanto a verificação como o pagamento das compras.

A patente em si foi confirmada como tendo sido depositada em 10 de marçodeste ano, o que significa que o projeto está oficialmente em pé.

O que o abandono das tradicionais senhas e códigos de segurança poderia significar para a Amazon? Como uma empresa que tenta atrair fortemente compradores mais jovens e tecnologicamente experientes, eu acho que ideias como essas vão tornar a Amazon mais atraente para os seus clientes e poderão melhorar as vendas do site (atenção, investidores!) Este acontecimento mostra que a Amazon é tecnologicamente inovadora e está experimentando com os avanços que tem, o que é um componente promissor de qualquer empresa, pois a tecnologia é um fator imperativo nas estratégias empresariais modernas. Isto significa que, em termos de tecnologia, a Amazon está na vanguarda.

Mas, eu também acho que a notícia do pagamento com verificação por selfie traz consequências que são maiores do que as que se referem apenas à própria Amazon. Creio que ideias como esta - que, por um lado, estão claramente ainda em desenvolvimento e que levarão algum tempo para se tornarem totalmente funcionais - estabelecem um precedente para um amanhã tecnologicamente ainda mais inovador. Que empresas é que vamos ver nesse futuro ainda mais orientado para a tecnologia? Eu acredito que o uso do momento certo e a inovação tecnológica serão os fatores mais importantes para o sucesso dos negócios. Assim, enquanto empresas com uma inovação do nível da Amazon não poderão passar batidas, e as outras? Isso cabe a nós, como consumidores e investidores, decidir!