Esperando um Bônus? O Que Você Vai Fazer Com Ele?

Por Brian Dolan, Diretor de Educação Financeira Em breve, muitas empresas os seus bônus do ano de 2015.  Se você tiver a sorte de estar esperando um bônus, é possível que você esteja se questionando sobre o que fazer com ele. Isso pode se aplicar, em particular, aos trabalhadores mais jovens que nunca receberam um bônus antes. De repente, você poderá ter 5 ou 10.000 dólares extra no bolso. O que você vai fazer com esse dinheiro?

Você pode ter a tentação de sair e gastar esse dinheiro com um presentinho para você mesmo, como um carro ou um relógio legal. Ou talvez um presente para a sua cara-metade, como joias de ouro ou mesmo uma viagem para os dois. Também poderia ser algo chato, como pagar uma dívida ou comprar uma geladeira nova. Todo mundo terá ideias diferentes e é ótimo sonhar.

Mas também é hora de pensar sobre o que esse bônus poderia significar: uma oportunidade anual para investir em seu futuro financeiro a longo prazo. Na maioria dos casos, o bônus não está garantido, pelo que você pode pensar nisso como um dinheiro extra que não estava nos planos — um golpe de sorte. Se você colocar de lado uma parte para investir, é provável que você nem sinta a falta desse dinheiro, pois não era certo que você recebesse esse bônus.

Investir meu bônus? Você está louco? Você já viu o mercado?

Eu entendo. Eu entendo. Os mercados estão atravessando alguma turbulência neste momento, não há dúvidas sobre isso. Mas investir não é algo que seja feito no curto prazo. É algo para o longo prazo. E se os mercados tivessem ganho 10 ou 20% no inicio do ano? Será que você ainda diria que é uma loucura investir? Essa é a questão central: não sabemos o que vai acontecer nos próximos meses ou mesmo anos.

Mas podemos olhar para trás, estudar a longa história do investimento e constatar que os investidores se têm dado muito bem com horizontes temporais mais longos. Por exemplo, no período entre 1926 e 2014, as ações das grandes empresas dos EUA deram, em média, retornos de 10,1% ao ano, segundo o Morningstar Stocks, Bonds, Bills and Inflation Yearbook de 2014. Claro que houve anos maus e anos mais positivos, mas essa é a média global.

O que é necessário realçar é que, para alcançar esses retornos, você teria que ter investido. Todos nós temos que começar por algum lado. Por que não começar por investir uma parte de seu bônus? Vá em frente e ofereça para si mesmo uma coisa boa. Afinal de contas, é a sua recompensa pelo trabalho duro de todo um ano. Mas tente investir o máximo que puder.

Comece hoje. Você vai se agradecer amanhã.

Se há um conselho que eu desejaria ter recebido quando era mais jovem, teria sido economizar e investir, pelo menos, metade do meu bônus. Olhando para o passado, eu já não lembro para onde foi a maior parte desse dinheiro.  Olhando para o futuro, eu gostaria muito que esse dinheiro estivesse acumulando lucros e capitalização todos esses anos.

Dê uma olhada no que investir 5000 dólares por ano (416 dólares por mês) pode significar se esse dinheiro estiver rendendo apenas 7% durante trinta anos. Isso é que eu chamo de dar uma coisa boa para você mesmo!

(A imagem seguinte representa o retorno hipotético de um investimento e a sua finalidade é meramente informativa e educativa. Os desempenhos passados não são garantia de resultados futuros.)

bonus