Investir global num Nutshell

por Brian Dolan Morningstar, um provedor de pesquisa de investimento independente, acaba de lançar seu terceiro Relatório Global de Fluxos anual, detalhando as tendências de investimento de 2014. O estudo incidiu sobre fundo mútuo a nível mundial e de fluxos de investimento de Produtos Negociados em Bolsa (ETP, sigla inglesa).

2014 Pelos números

Entre as muitas observações interessantes, Morningstar relatou o seguinte, usando dados de fim-de-ano de 2014:

  • Os investimentos globais em fundos de investimento abertos e ETP's aumentou de $ 3 triliões em 2013 para quase $ 30 triliões em activos totais.
  • As entradas líquidas aumentaram num registo $ 1.3 triliões, em comparação com menos de $ 1 trilião em 2013.
  • Fundos de acções globais foram responsáveis por cerca de um terço dos fluxos de investimento totais (US $ 439 biliões).
  • Fundos de renda fixa (títulos) atraíram cerca de 30% dos fluxos de fundos ($ 371 biliões).
  • Os fundos de alocação, que diversificam pelas classes de activos, foram a terceira maior selecção de tipos de fundos a nível mundial, bem como a escolha dominante dos investidores europeus.
  • Os EUA permaneceram como o maior destino de investimento, mantendo 57% dos activos de todo o mundo, mas a quota de mercado europeu e asiático está a crescer mais rapidamente do que a dos EUA
  • Os investimentos em low-cost, os fundos de índice passivamente administrados continuam a ser a tendência dominante nos EUA, particularmente entre os investidores de acções. (Fundos de índice passiva, como ETFs [sigla inglesa], normalmente têm despesas de gestão mais baixos do que fundos de gestão activa que tentam derrotar o mercado.)
  • Fora dos EUA, os fundos não-indexados foram os que atraíram mais capital, mas o investimento de fundos de gestão passiva está a tornar-se cada vez mais evidente na Europa e na Ásia.

Tendências Regionais

Os investidores nos EUA favoreceram fortemente fundos de índices passivos sobre os fundos não-indexados tanto nas acções como nos títulos. Investidores europeus e asiáticos inclinaram-se mais fortemente para fundos não-indexados em investimentos de renda fixa, enquanto os fundos de índice passivo atraíram o maior número de entradas de acções. Os investidores europeus realmente reduziram suas participações de fundos de acções não-indexados.

Mesmo com as entradas de pesados em fundos de índice nos últimos anos, os fundos não-indexados ainda compreendem a grande maioria dos investimentos dos fundos globais. Fundos de índices passivos representam apenas cerca de um quarto dos bens de investimento dos EUA, cerca de 20% dos investimentos asiáticos e apenas 10% das dotações europeias. O estudo sugeriu que a preferência dos Estados Unidos para investimentos índice é devido ao enorme selecção de fundos disponíveis nos EUA em comparação com as ofertas de índice em outros lugares, embora a tendência continua a privilegiar a abordagem de indexação.

Leia o relatório completo aqui.

Investir Anytime, Anywhere com DriveWealth

A DriveWealth proporciona a todos, em todos os lugares, acesso ao mercado de acções dos EUA por um preço acessível. Sem taxas para abrir uma conta, sem mínimos, e sem taxas de manutenção, os clientes podem começar a investir em valores mobiliários americanos por apenas 2,99 dólares por transacção. (4,95 dólares na China). Utilize o nosso conteúdo educacional gratuito in-app para compreender os conceitos básicos, bem como conceitos financeiros mais técnicos. Embarque na sua jornada financeira com a DriveWealth e assuma o controlo do seu futuro.

%CODE2%