Será Que a Tecnologia Blockchain Vai Revolucionar os Serviços Financeiros?

Por Nicole Dugan Em maio, a NYSE criou um índice para acompanhar o desempenho do Bitcoin e para dar mais transparência ao bitcoin enquanto ativo. Muitos fãs fiéis do bitcoin interpretaram o índice como um sinal de que o bitcoin tem potencial para se tornar uma moeda global e de confiança. Acredite ou não que o futuro do comércio global reside no bitcoin, a verdade é que o próprio bitcoin teve que superar muitos obstáculos. O encerramento pelo FBI das atividades de Silk Road, um traficante de drogas que operava com bitcoins, e a queda da Mt. Gox, a empresa que dominava o mercado do câmbio de bitcoin, são alguns exemplos recentes das dificuldades do bitcoin. Muitos especialistas do mundo da tecnologia financeira acreditam que, embora o próprio bitcoin seja volátil, e embora possa não vir a ser a moeda global que algumas pessoas esperavam que fosse, a tecnologia por trás do bitcoin, o blockchain, é bastante promissora.

 O que é blockchain?

Essencialmente, o blockchain é a tecnologia que torna possível o uso de bitcoins e outras cripto-moedas. É um livro razão público, com todas as transações de bitcoin que já foram executadas por ordem cronológica. Uma das principais vantagens da tecnologia blockchain é que é difícil adulterar os registros de transações.

O Que Pode Fazer a Tecnologia Blockchain?

Segundo Peter Shia, co-fundador e CEO da Blockstack.io, uma startup que fornece serviços blockchain privados para ativos reais, os blockchains "permitem que uma operação ocorra entre instituições financeiras oupessoas, mas sem a necessidade desse intermediário, porque é possível enviar os ativos com segurança muito rapidamente, basicamente quase em tempo real, e sem nenhuma possibilidade de ver essa transação ser revertida ou alterada. "

Assim, em teoria, a tecnologia blockchain poderá diminuir o tempo necessário para liberar transações financeiras com segurança, tornando os intermediários obsoletos. Parece que muitos veteranos da indústria de serviços financeiros reconhecem o potencial da tecnologia blockchain para revolucionar a maneira como eles fazem negócios. Por exemplo, na semana passada, várias grandes instituições financeiras, incluindo a Citi e a Nasdaq, investiram no Chain.com, um provedor de serviços blockchain.

Em novembro, a Nasdaq planeja fazer em direto transações blockchain de empresas privadas de pré-IPO. E a Nasdaq não é o único gigante financeiro que está pegando o trem do blockchain. Segundo a fastcompany.com, uma empresa de tecnologia financeira, a R3 está trabalhando com grandes empresas, como a Barclays e a Goldman Sachs, para desenvolver e testar a utilização de tecnologia blockchain no setor bancário.

Outras indústrias já começaram a criar software blockchain para melhorar a segurança das transações. A Everledger, uma startup com sede em Londres,desenvolveu software que utiliza a tecnologia blockchain na indústria de diamantes. Leanne Kemp, a fundadora da Everledger, afirma que a tecnologia será usada para verificar a autenticidade dos diamantes e acabar com os crimes de fraude e roubo de diamantes. Se a tecnologia blockchain pode dar transparência e segurança para a indústria de diamantes, sua aplicação ao mundo da banca e do investimento poderá provocar mudanças profundas na indústria dos serviços financeiros.

Por Que a Indústria de Serviços Financeiros Parece Querer Prejudicar-se?

Se a tecnologia blockchain pode prejudicar a indústria de serviços financeiros e eliminar a necessidade de intermediários em transações, por que tantas empresas de serviços financeiros investem em tecnologia blockchain, financiando, portanto, seu próprio desequilíbrio? As grandes instituições financeiras estão adotando esta nova tecnologia por várias razões. Uma das razões - que na minha opinião é, muito provavelmente, um fator de motivação para as instituições financeiras - é que a indústria de serviços financeiros tem, como um todo, ajudado as startups a perturbarem outras indústrias. Basta ver onde empresas como a Airbnb ou o Uber obtiveram parte de seu financiamento. A indústria de serviços financeiros testemunhou, facilitou e quer estar na vanguarda quando se trata de inovar práticas que, reconheçamos, têm mais de 100 anos de idade.

Será que existe uma "fissura na cadeia?"

Os defensores da tecnologia blockchain afirmam que a beleza da rede é que ela "descentraliza a confiança". A tecnologia "blockchain" não é executada em apenas um servidor, mas sim em uma rede de mineradores de bitcoin. Por isso, os usuários não precisem depositar sua fé na integridade de um banco. Parece ótimo na teoria, mas como é feita a regulação da tecnologia blockchain?

A resposta curta é que essa regulação não existe.  Supõe-se que o blockchain é uma tecnologia altamente segura e impenetrável, mas houve vários casos em que bitcoins foram roubados ou utilizados para atividades ilegais.

A Fraqueza Tecnológica pode ser uma Oportunidade para os Serviços Financeiros

Os pioneiros do bitcoin e muitos dos seus defensores previram a derrocada de Wall Street e o fim do sistema bancário tradicional. No entanto, não parece provável que isso possa acontecer. O que pode acontecer é que a indústria de serviços financeiros, sendo um setor altamente regulado, venha a tornar-se um terreno fértil para inovações com tecnologia blockchain. A tecnologia blockchain precisa de uma espécie de órgão diretivo para impedir fraudes e roubos. E se gigantes financeiros como a Nasdaq estão interessados em usar tecnologia blockchain, eles provavelmente irão encontrar uma maneira de garantir a segurança das transações.